Cine Surdo traz filmes brasileiros com entrada franca.

De 29 de setembro a 16 de dezembro.

Mulher do pai. Divulgação.

A mostra Cine Surdo celebra o Dia Nacional do Surdo e o Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência com uma série de filmes sobre o tema em cartaz no Cine Cultura Liberty Mall até 16 de dezembro. São os principais lançamentos do ano no cinema nacional em sessões com legendas audiodescritivas, nos sábados e domingos, sempre às 10 horas. Após as exibições, haverá debates com tradução em libras. A entrada é franca.

O último Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010, cerca de 23,9% da população, um total de 45,6 milhões de brasileiros com alguma deficiência. Deste, de 9,7 milhões possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população brasileira. No Distrito Federal, são cerca de 82 mil surdos, de acordo com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

A falta de sessões com acessibilidade priva essa parte da população de viver a experiência de ir ao cinema e se aprofundar no que há de melhor do cinema brasileiro, que vive uma de suas melhores fases com produções nacionais ganhando reconhecimento no mundo inteiro. Por isso, até dezembro, o Cine Cultura Liberty Mall receberá a mostra Cine Surdo reunindo os maiores sucessos do cinema de arte brasileiro atual em sessões com acessibilidade para deficientes auditivos.

O filme que abre a mostra é Benzinho, que será exibido nos dias 29 e 30 de setembro. Aclamado por críticos de cinema de todo o mundo, o longa retrata uma mãe lidando com o “ninho vazio” após o filho mais velho decidir ir para a Alemanha em busca do sonho de se tornar um jogador de handball. Após a sessão, haverá debate com o cineasta, jornalista e professor de cinema Sergio Moriconi.

Dirigido por Gustavo Pizzi, Benzinho é estrelado por Karine Teles e Adriana Esteves. As atrizes levaram para a cara o prêmio de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente, no Festival de Gramado deste ano, de onde Benzinho saiu também com os troféus de melhor filme pela crítica e pelo júri popular. O filme estreou na competição do Festival de Sundance em janeiro deste ano e venceu prêmios na Espanha e Portugal.

Já no final de semana seguinte, 6 e 7 de outubro, será a vez de Mulher do Pai, obra de estreia da diretora Cristiane Oliveira. O filme trata da delicada relação entre um homem cego e sua filha adolescente. Após a morte da avó, a jovem precisa assumir os cuidados do pai e, a partir daí, a relação entre os dois passa por mudanças que trazem à tona sentimentos que estavam escondidos. Foi eleito o melhor filme na 15ª Mostra de cinema de Tiradentes.

A programação da mostra será divulgada semanalmente. Ao todo, farão parte da mostra 12 filmes lançados em 2018 divididos em 24 sessões sempre com debates sobre o tema da obra exibida e a questão da acessibilidade na área da cultura.

Benzinho.

Cine Surdo
Data: De 29 de setembro a 16 de dezembro, aos sábados e domingos
Entrada franca
Local: Cine Cultura Liberty Mall
Verifique a classificação indicativa dos filmes