
A mostra Lumière Cineasta celebra a rica obra dos Irmãos Lumière no CCBB. Os pioneiros do Cinema também são estudados fora da tela no Curso Lumière Cineasta, que vai analisar aspectos e influências do trabalho dos pioneiros do cinema na história e na própria linguagem cinematográfica.
O Curso será ministrado nos dias 13, 15, 27 e 29 de fevereiro. As aulas tem a participação do crítico e curador Calac Nogueira, da pesquisadora e curadora Lila Foster, da professora Mariana Souto e do professor e crítico Pablo Gonçalo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail cursolumierecineasta@gmail.com. Para participar das quatro aulas basta fazer a inscrição uma vez. O Curso está sujeito à lotação do Cinema do CCBB.
Aulas:
13 de fevereiro (quinta):
19h Aula 1: Um olhar comparatista sobre a história do cinema – Lumière e a saída da fábrica, por Mariana Souto
15 de fevereiro (sábado):
17h Aula 2: Lumière, o realismo e a vanguarda, por Calac Nogueira
27 de fevereiro (quinta):
19h Aula 3: Retratos, diários e souvenirs: o cinema como artefato e memória, por Lila Foster
29 de fevereiro (sábado):
17h Aula 4: Lumière e a arte de escrever com o real, por Pablo Gonçalo
Sobre os ministrantes:
Calac Nogueira é crítico de cinema, pesquisador e curador.Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela eca-usp, desenvolveu pesquisa sobre a obra cinematográfica de Andy Warhol (2017). Possui graduação em Cinema pela uff (2011). Escreveu para revistas como Contracampo, Cinética, Interlúdio e Bravo!. Em 2014, realizou a retrospectiva Fritz Lang – O horror está no horizonte (ccbbdf, rjesp).
Lila Foster é pesquisadora e curadora. Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, seu trabalho concentra-se no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil. Publicou em revistas como FilmHistory (EUA), Aniki (Portugal), Vivomatografias (Argentina). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Brasília sobre o Festival de Cinema Amador JB/Mesbla (1965-1970). Como curadora, desde 2017 integra a equipe de programação da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Mostra de Cinema de Ouro Preto.
Mariana Souto é professora da UnB, com pós-doutorado em cinema pela ECA-USP. Foi professora na UFMG, na UNA e na PUC-MG. Autora do livro Infiltrados e invasores – uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro, fruto de sua pesquisa de doutorado na UFMG. Curadora de mostras e festivais como o Janela Internacional de cinema de Recife e o Festival Internacional de curtas de BH. Também atua como diretora de arte.
Pablo Gonçalo é curador, crítico e professor de cinema. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorialdo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É professor da Faculdade de Comunicação da UnB e autor do livro O cinema como refúgio da escrita: roteiros epaisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016). Tem doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, quando foi bolsista do DAAD. Seus ensaios focam nas trajetórias históricas de roteiristas e em seus diálogos intermediáticos. Em 2019 realizou pesquisa de pós-doutoradosobre a história do roteiro no cinema brasileiro e na Hollywoodclássica, em parcerias com a USP, a Universidade de Chicago e comobolsista Fulbright. Escreve, desde 2012, críticas e ensaios para a Revista Cinética, e possui publicações na Folha de S. Paulo, Revista 451 e Nexo.
Curso Lumière Cineasta
Ministrantes: Mariana Souto, Calac Nogueira, Lila Foster e Pablo Gonçalo
13, 15, 27 e 29 de fevereiro
Inscrições através do e-mail: cursolumierecineasta@gmail.com
*50% das vagas são destinadas a estudantes e professores de instituições públicas. Se for o caso, favor enviar comprovante por e-mail no momento da inscrição.
Gratuito.