O Velvet Pub celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com muita música e bons drinks, mas também com troca de ideias, história e arte. Esse é o conceito da programação Velvet Pride, que estreia no próximo fim de semana (19 e 20 de junho) o projeto Divine Cineclube, com a proposta de apresentar semanalmente, aos domingos, filmes que marcaram a cultura queer e revolucionaram ao retratar temas relacionados à diversidade sexual e de gênero. Além das sessões, um ciclo de conversas virtuais, aos sábados, realizado em parceria com o Instituto LGBT+, fará a introdução dos temas abordados pelas obras, mas trazidos para o nosso atual contexto, revisitados sob a ótica de personagens reais que compõem a cena arco-íris de Brasília. Ambas as atividades são gratuitas, sábados às 16h e domingos às 18h, e seguem até 4 de julho. As exibições dos filmes ocorrem na área externa do bar, seguindo os protocolos de prevenção à covid.
O nome do projeto é uma homenagem à drag queen Divine – vivida pelo ator norte-americano Harris Glenn Milstead (1945-1988) -, que foi musa do cineasta John Waters e protagonizou diversos filmes alternativos, entres eles, o clássico trash e bastante controverso Pink Flamingos (1972), além da primeira versão hollywoodiana do musical Hairspray (1988). Assim como Divine, os filmes escolhidos para o cineclube representam, cada qual, um marco cultural, retratam um período histórico, fazem parte da memória afetiva e provocam questionamentos que ainda hoje permeiam a vivência da população LGBTQIA+. São eles: The Rocky Horror Picture Show (Reino Unido, 1975); Priscilla, A Rainha do Deserto (Austrália, 1994); e Party Monster (Estados Unidos, 2003). Além das matinês dominicais serem totalmente gratuitas, o Velvet Pub ainda oferece pipoca para o público cinéfilo.
Já as conversas virtuais serão exibidas simultaneamente nas páginas do Velvet Pub e do Instituto LGBT+ no Facebook. Cada bate-papo contará com artistas, produtores e personalidades que movimentam a pauta do Orgulho em Brasília, com a mediação do jornalista e ativista Leandro Rodrigues. A ideia é abordar de forma descontraída, em clima de bar, assuntos atuais e as histórias vividas por cada participante, tendo como ponto de partida as questões que os filmes apresentam e que estão presentes na formação político-cultural muito própria da população LGBTQIA+. Confira a programação completa do Divine Cineclube:
19/6, sábado, às 16h – Conversa virtual: Identidades, orientações e outros planetas (com Miranda Almeida e Katrinna Real)
20/6, domingo, às 18h – Filme: The Rocky Horror Picture Show
1h40m | Comédia musical. Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O’Brien e Patricia Quinn. Direção: Jim Sharman. Sinopse: Após marcarem o casamento, um típico casal normativo de classe média decide viajar de carro, mas uma tempestade obriga uma parada inesperada em um castelo no meio do caminho. No local, um grupo bem diferente de pessoas está fazendo uma convenção. Brad e Janet não poderiam imaginar que o anfitrião seria Frank-N-Furter, um cientista alienígena que dedica sua vida ao prazer absoluto. E ele está prestes a fazer uma demonstração pública de seu mais novo e chocante experimento.
26/6, sábado, às 16h – Conversa virtual: Uma jornada pela arte drag (com Ruth Venceremos e Larissa Hollywood)
27/6, domingo, às 18h – Filme: Priscilla, a Rainha do Deserto
1h44m | Comédia musical. Elenco: Hugo Weaving, Guy Pearce e Terence Stamp. Direção: Stephan Elliott. Sinopse: As drag queens Mitzi, Felicia e Bernadette são contratadas para fazer show num resort em Alice Springs, cidade isolada no meio do deserto australiano. Elas partem, então, da capital Sydney em uma viagem insólita a bordo de um ônibus estilizado, que recebe o nome de Priscilla. No caminho, segredos são revelados e a amizade é colocada à prova em meio a situações que não estavam previstas no trajeto.
3/7, sábado, às 16h – Conversa virtual: Onde é o after? A efervescente noite LGBTQIA+ (com Rafaela Ferrugem e Alfredo Anachuri)
4/7, domingo, às 18h – Filme: Party Monster
1h38m | Comédia dramática biográfica. Elenco: Macaulay Culkin, Seth Green, Chloe Sevigny e Marilyn Manson. Direção: Fenton Bailey e Randy Barbato. Sinopse: O jovem Micheal Alig não se encaixava nos padrões de sua pacata cidade natal e decide se mudar para Nova York em busca de liberdade. Lá, ele conhece James St. James e, juntos, se reinventam e revolucionam a noite, criando um movimento de contracultura que influenciou toda uma década em várias partes do mundo. Mas Alig acaba se perdendo no próprio personagem e um acontecimento drástico abala seu reinado de festas, dinheiro, fama e glamour.
Velvet Pride – Divine Cineclube
De 19 de junho a 4 de julho
Sábados, às 16h, conversas virtuais nas páginas do Velvet Pub e do Instituto LGBT+ (www.facebook.com/velvetpub | www.facebook.com/instituto.lgbt)
Domingo, às 18h, sessões de filme na área externa do Velvet Pub (CLN 102, Bloco B, lojas 28/32, Asa Norte – Brasília)
Grátis
Classificação: 16 anos