O curta “Em Defesa da Família” ganha exibição e conversa com a diretora.

21 de junho.

Divulgação.
Divulgação.

O documentário Em Defesa da Família retrata a homofobia no Congresso Nacional. O curta brasiliense acompanha uma família formada por duas mães e três filhos, que têm o cotidiano invadido por discursos de ódio.

Finalizado em janeiro, o filme já foi selecionado para festivais em cinco países. Agora o doc ganha conversa com a diretora Daniella Cronemberger e exibição no Museu Nacional da República, no dia 21 de junho (terça), às 19 horas, com entrada franca.

Produzido a partir de uma grande campanha de financiamento coletivo, o documentário em curta-metragem “Em Defesa da Família” aborda temas polêmicos – homofobia e definição legal de família – a partir do cotidiano simples de Marília e Vanessa. Casadas há 13 anos, elas são mães de Samuel, Felipe e Mateus. A rotina da família seria banal, não fossem as interferências sonoras que invadem constantemente, e com violência crescente, a vida do casal e das crianças. Os sons vêm do Congresso Nacional: são discursos de parlamentares, proferidos no Plenário e em comissões técnicas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

“Neste momento, em que a intolerância ganha força política e social, é preciso aprofundar e humanizar o debate que ocorre no Congresso, focando nas pessoas diretamente afetadas por ele”, afirma Daniella Cronemberger.

“O discurso invade a vida dessa família. Ele interfere na harmonia do cotidiano, agride, cria monstros inexistentes. Mas o que o filme diz é: precisamos focar o olhar nas pessoas. As pessoas são mais importantes, o amor é mais importante. E acredito que o amor pode esclarecer mais do que um discurso”, acrescenta.

Finalizado em janeiro de 2016, o filme iniciou carreira nos festivais de cinema com o prêmio de melhor filme ativista no Outview Film Festival, na Grécia. Também foi selecionado para participar do Short Film Corner (Festival de Cannes), do Changing Perspectives (Turquia), do Rio Festival de Gênero & Sexualidade (Rio de Janeiro) e do OutFestPerú, festival de cinema LGBT que ocorre em Lima.

Serviço: Conversa e exibição do documentário “Em Defesa da Família”
Data: 21 de junho (terça) às 19 horas
Local: Auditório 2 do Museu Nacional da República
Entrada franca.