Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental movimenta Goiás Velho até domingo.

Até 21 de agosto.

La Supplication. Jerzy Palacz. Divulgação.
La Supplication. Jerzy Palacz. Divulgação.

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2016 vai até 21 de agosto. A programação do festival é composta por seis mostras de cinema (Mostra Competitiva, 8ª Mostra Infantil – Fica Animado, 14ª Mostra ABD Cine Goiás, Mostra Paralela do Cinema Brasileiro, Mostra de Lançamento Nacional e Mostra de Vídeo Escolar – Se Liga no Fica), Fórum de Cinema e Fórum Ambiental (com mesas, palestras, minicursos e oficinas), debate com cineastas e uma diversa programação musical. Para ilustrar esta edição, foi selecionada uma obra do artista goiano Rodrigo Godá.

“Nessa edição do Fica, vamos discutir o que é cinema hoje, com uma mesa sobre atualidade do audiovisual e três importantes oficinas sobre documentário, experimental e cine ensaio”, conta Lisandro Nogueira. O festival esse ano é marcado por duas grandes vertentes: O cinema de animação, com mostras, debates e fóruns focados nesse gênero, e um grande debate sobre games e cultura digital.

Entre Idas e Vindas.
Entre Idas e Vindas.

O festival recebe convidados de atuação reconhecida no cinema, como os atores Osmar Prado e Fabio Assunção, o diretor José Eduardo Belmonte, o fotógrafo de cinema, Lauro Escorel, que vai presidir o júri, o fotógrafo e diretor de arte Adrian Cooper, os representantes da Green Film Network, Mário Branquinho, José Vieira Mendes e Eleonora Inusa entre outros.

A Mostra Competitiva teve a premiação reforçada esse ano e vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais que nas edições anteriores. O público poderá conferir 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e dez brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções de países como França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Índia, Irã e México. Dos dez brasileiros, quatro filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo.

Fogo.
Fogo.

Na edição 2016, o Fica traz para o centro das discussões a questão da preservação ambiental e a produção de alimentos no Bioma Cerrado. O Fórum Ambiental traz o tema: O Caminho para um futuro sustentável: governança territorial, proteção ambiental e segurança alimentar.

Para esse debate, especialistas da área se reúnem na Cidade de Goiás, como o doutor Paul West, diretor da Global Landscape Iniciative, Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, deputado Daniel Vilela, presidente da Comissão Mista do Congresso Nacional de Mudanças Climáticas, Pedro Arraes, presidente da Emater Goiás e diversos outros nomes que buscam novas soluções e caminhos.

Daniel Jobim. Foto: Daniela Dacorso. Divulgação.
Daniel Jobim. Foto: Daniela Dacorso. Divulgação.

Uma das novidades desse ano é a presença de Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que realiza um concerto especial com suas canções e de seu avô sobre a natureza. O show será no Palácio Conde dos Arcos. Ainda, a programação musical com uma atração nacional no encerramento e 14 shows de artistas goianos está sendo finalizada.

A Cidade de Goiás recebe o projeto Fica na Comunidade, que esse ano desenvolveu o Se Liga no Fica, com oficinas de produção audiovisual nas escolas públicas da cidade. O resultado dessas oficinas é um filme curta-metragem que será exibido durante a programação do festival.

E também envolvendo a comunidade escolar, a Seduce Goiás está realizando o primeiro Concurso de Produção de Texto do festival, com o tema: O que fica do Fica? Alunos da rede estadual de educação vão participar do festival e, depois, produzir textos sobre suas impressões e vivências. O prêmio para os dez finalistas vai ser uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã. A cerimônia de premiação será no dia 30 de setembro, no Palácio Conde dos Arcos.

Programação

Shows

Joci.
Joci.

Serviço: Fica 2016
Data: De 16 a 21 de agosto
Local: Cidade de Goiás
Site oficial: http://fica.art.br/