Mulheres de 50.

A cineasta Patrícia Antunes, em parceria com a Secretaria e o Fundo de Apoio a Cultura (FAC) do Distrito Federal, lança hoje (17 de março), o documentário Mulheres de 50, no  Auditório I do Museu da República, a partir das 20 horas.

Conduzido por composição de Mart’nália e Zélia Duncan, o documentário revela em 28 minutos quem é a atual mulher brasileira de 50, seus sonhos, suas conquistas e desafios. “Nas últimas décadas, o Brasil experimentou mudanças demográficas, sociais, culturais, econômicas e políticas expressivas. Novos significados sobre a família, a mulher e o homem estão sendo produzidos, convivendo e sendo negociados com os significados mais tradicionais. São 50 anos de Brasília, 50 anos da boneca Barbie e agora Mulheres de 50”, comenta a cineasta.

De acordo com ela, a ideia do documentário surgiu a partir da frase de Marialva Gonçalves Reis que ao completar 50 anos resumiu seus sentimentos assim: “A mulher: aos 50 anos ela olha pra si mesma e se vê como é, sai e vai para onde ela bem entender.”

Após a exibição do documentário, um debate, que será interagido com o público discutirá os principais temas vivenciados pelas mulheres de 50.

O documentário também será exibido em restaurantes comunitários no horário do almoço. A primeira sessão ocorrerá dia 21 de março (segunda-feira) na Unidade do ITAPUÁ e na terça-feira dia 22 na Unidade do GAMA. As comunidades terão a oportunidade de assistir o documentário Mulheres de 50. As duas exibições ocorrerão das 11h às 13h.

Sinopse – “Benditas coisas que não sei. Os gostos que não provei. O tempo escorre num piscar de olhos. Posso brincar de eternidade agora. Sem culpa nenhuma.” Mulheres de 50, verdes e tão maduras. Mulheres que entre tantas “marias”, abriram suas histórias, suas vidas, fantasias, anseios, desejos e frustrações para compor um filme que retrata acúmulos e transformações reais de meio século da ascensão feminina.

Este documentário revela de maneira leve e divertida temas que fazem parte do dia-a-dia de mulheres que desde meninas já sentem os desafios que terão de encarar pela vida. Amor, liberdade, casamento, sexo, solidão, trabalho, independência, violência, homens…tudo revelado a partir do olhar e da sensibilidade feminina. Um filme para mulheres e homens de 20, 30, 40, 50. “A mulher: aos 50 anos ela olha pra si mesma e se vê como é, sai e vai para onde ela bem entender.”

Serviço: Lançamento do documentário Mulheres de 50
Data: 17 de março de 2011 (quinta) às 20 horas
Local: Museu da República – Auditório I – Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

Fonte: Arte em Movimento.