Os NFTs têm chamado a atenção após somas milionárias terem sido usadas para comprar esse tipo de ativo na Internet. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar esse certificado digital, estabelecido via blockchain, para vender seus trabalhos. Pensando em ajudar artistas de todo o Brasil – designers, fotógrafos, artistas visuais, produtores musicais, artistas 3D, videomakers, entre outros profissionais – o coletivo I Hate Flash está com as inscrições abertas para a Flash Class “NFTs: Produção, Divulgação e Venda”, com quatro aulas online durante o mês de setembro com a professora e designer 3D Mariana Falcão.
“Nosso objetivo é que o artista saia daqui já habilitado para começar a vender sua arte, por isso vamos ensinar tudo sobre NFT, com um mix entre teoria e prática”, conta Clarissa Ribeiro, diretora no I Hate Flash e responsável pela organização das aulas. Os alunos poderão ainda conhecer artistas importantes da cena nacional, como a dupla de artistas que criou o site Vasculhante, e estabelecer um ambiente para troca de saberes.
Confira o cronograma das aulas:
Aula 1 – Apresentação dos conceitos que permeiam o NFT, como o que é blockchain e criptomoeda e como eles funcionam na prática, assim como dos principais marketplaces de NFT, tanto em ETH quanto em XTZ, aproveitando para abordar as polêmicas sobre custo energético.
Aula 2 – Alunos levam artes prontas e os instrutores do I Hate Flash irão guiar uma aula prática pela plataforma Hic Et Nunc, explicando todas as terminologias e processos para precificar e divulgar.
Aula 3 – Aprofundamento no mercado NFT. Serão abordados temas como: a possibilidade de expandir suas ferramentas de criação e desenvolver novas linguagens digitais; inovações e interseções da venda de NFT com a venda de produtos físicos; perspectivas futuras; e exposições e aplicabilidade em metaversos.
Aula 4 – Em um talk com artistas de diferentes áreas, serão apresentadas experiências pessoais e projetos já desenvolvidos em que os alunos poderão ver como é possível, através do NFT, se motivar a criar e desenvolver seu estilo, gerar renda e conhecer novos artistas.
O ingresso para as quatro aulas custa R$ 130 e pode ser adquirido no Sympla.