O restaurante Places traz bom gosto ao centro da cidade.

Texto e Fotos: Renato Acha

A palavra lugares remete a diversos referenciais que vão da memória ao tempo, por vezes com algumas fronteiras matéricas ou imaginárias como elementos divisórios. Mas quando se trata do novo restaurante Places, localizado entre o shopping ‘Pátio Brasil’ e o complexo ‘Brasil XXI’, no Setor Hoteleiro Sul, o paladar se torna um referencial que ativa as papilas gustativas mais exigentes.

Um contraponto ao conceito de não lugar, proposto pelo antropólogo francês Marc Augé. O não-lugar remete a um lugar que não é relacional, não é identitário e não histórico em oposição. A memória vem à tona em um cardápio mutável, apresentado em uma aura aconchegante no centro da cidade, uma espécie de oásis em meio ao caos urbano, onde se tem um espaço dedicado à gastronomia mundial.

Os sócios Neander Coelho e Tânia Naoum Cable se uniram para movimentar o núcleo financeiro da capital.  “Gastronomia, empreendedorismo e convívio com as pessoas nortearam nossos conceitos”, revela Neander. “Nossa localização é favorável para atender ao público ávido da região por uma gastronomia de qualidade com ótimo custo-benefício”, reafirma Tânia, ao se referir aos comerciantes, executivos e consumidores que circulam nesta localidade.

Bacalhoada.

O princípio da cozinha contemporânea não deve prescindir uma pseudo sofisticação que se distancia da tradição. Os fundamentos da cozinha da vovó estão lá, com ingredientes frescos, cardápio mutável e muita criatividade, o que deve provocar uma constante curiosidade nos habitués do lugar, afinal quem não gosta de uma boa surpresa gastronômica, um prato belo de se ver e degustar.

O restô tem projeto do arquiteto Sérgio do Valle (Duo Arquitetura) e tem na amplitude, iluminação e arte os ingredientes de destaque. As fotos dos painéis do restaurante são de Marcos Moreira.

A gastronomia inclui ingredientes nobres como salmão defumado, frutos do mar frescos e arroz negro. Na outra mesa que compõe o bufê, estão dispostos queijos cuidadosamente selecionados, assim como salames, presunto cru e pães produzidos na casa. Para finalizar o almoço, o cliente sempre tem três opções de pratos quentes que se revezam ao longo da semana, como escondidinho de carne seca, peixada, lasanha caseira, kafta, entre outros.

Todo o buffet, incluindo os pratos quentes, custa apenas R$ 32 por pessoa. Se o cliente quiser, ainda pode adicionar ao seu almoço uma opção de grelhado como picanha, salmão, baby beef ou filet mignon, com acréscimo de R$ 17. Veja algumas das receitas dentre as dezenas de opções na bancada do bufê gourmet do Places:

  • Arroz negro com lulas
  • Maionese com lombo canadense e passas
  • Tomate recheado com gorgonzola
  • Salmão e lulas ao shoyo
  • Salpicão de maça verde e frango
  • Ceviche de peixe branco
  • Terrine de salmão defumado com queijo de cabra

Vale a pena fazer este teletransporte e vale lembrar que a varanda externa também promete happy hours incríveis,que podem reservar encontros surpresas com renomados artistas que se hospedam em um hotel hype bem ao lado. Carimbe seu passaporte e embarque nesta viagem.