Porão do Rock apresenta 43 bandas no Ginásio Nilson Nelson com entrada franca.

Renato Acha

A 14ª edição do Porão do Rock acontece nesta sexta e sábado (29 e 30 de julho) no Ginásio Nilson Nelson com entrada franca e a presença de 43 bandas locais, nacionais e internacionais do rock. Neste ano a Secretaria de Cultura do Distrito Federal participa na co-realização pela primeira vez. O GDF fez um investimento de R$ 1,757 milhões de um total que se aproxima de R$ 2,5 milhões.

Vão ser 48 horas de rock, mas as ações não se restringem aos palcos. O Porão na Roda visa a capacitação de entes, artistas e agente culturais e promove o debate com o tema: “Quanto custa a informalidade para o artista, agente ou produtor?“, que acontece no dia 28 de julho (quinta) às 19 horas no Museu da República com entrada franca e aberta ao público.  Cacá Silva faz a mediação entre os palestrantes: Gustavo Sá (Produtor Porão do Rock), Miguel Ribeiro (Secretário Adjunto de Cultura GDF), Leonardo Hernandez (Coordenador do FAC), Roberto Chaves (Dep. Jur. SECULT), Alexandre Rangel (UAG SECULT), Alexandra Capone (Triskélion Produções) e Marta Carvalho (Ossos do Ofício).

A coletiva de imprensa ocorreu na segunda (25 de julho) no Foyer da Sala Villa-Lobos com a presença do Produtor do Porão do Rock, Gustavo Sá e do Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira.

Gustavo Sá e Hamilton Pereira. Foto: Renato Acha.

Gustavo Sá recepcionou os jornalistas e convidados e acentuou diversos aspectos do grande evento, como a recém ocorrida co-realização com a Secretaria de Cultura, a abrangência na realização de seletivas em diversas cidades satélites do DF e Goiânia, além de shows com a marca do Porão, realizados em cidades como São Paulo, Goiânia e Buenos Aires. O produtor ainda revela detalhes do line up e a importância do Porão na Roda e da participação do voluntariado:

“Gostaria de agradecer ao Secretário de Cultura e ao GDF como um todo por esta co-realização da Secretaria de Cultura. Estamos muito satisfeitos, o evento vai acontecer neste ano em dois dias, com 43 bandas, sendo que 20 das bandas são bandas de Brasília, dentre elas alguns artistas de expressão nacional e até internacional, como Hamilton de Hollanda, Raimundos, Lucy & The Popsonics e várias outras bandas que entraram através de seletivas ou outras que foram convidadas.

Lucy & The Popsonics. Divulgação.

Temos 18 bandas de outros estados do Brasil, algumas pequenas e outras com repercussão nacional, como Dead Fish, Ratos de Porão, Angra e outras. Continuando o processo de internacionalização do Porão, a gente vai mais uma vez, trazer artistas internacionais. Começando aqui pelo Mercosul, uma parceria que a gente já estabelece há mais de seis anos, especialmente com a Argentina, trazendo a banda The Tormentos, que é uma banda muito bacana de Surf Music, que foi considerada pela MTV americana como uma das dez melhores do segmento no mundo.

The Tormentos. Divulgação.

Há alguns artistas de repercussão internacional, como Jon Spencer & Blues Explosion, que tem um show incrível e o Helmet, que dispensa comentários, pra quem conhece e sabe sua importância, sabe que é uma banda seminal e super importante para o contexto do rock nos últimos vinte anos. Vamos trazer o Symfonia que é uma super banda montada por artistas de outras bandas que criam uma super banda, com artistas do Halloween e do Stratovarius e o André Matos, que é um artista brasileiro de renome internacional no segmento do metal melódico.

Helmet. Divulgação.

Continuamos o processo do Porão de se espalhar pelo DF da melhor maneira possível através das seletivas. Nós começamos este processo junto com os Pílulas, em 2007/8 e nos últimos dois anos a gente conseguiu consolidar a realização de seletivas fora do Plano Piloto, ano passado fizemos Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga. Neste ano a gente conseguiu fazer Sobradinho, Gama, Plano Piloto e Taguatinga. Nós identificamos como uma coisa fundamental para realização do Porão do Rock, a democratização e o acesso de outras bandas das satélites e até pra gente conseguir ver ao vivo a quantas anda estas cenas específicas das cidades satélites e ficamos muito bem impressionados  em como têm várias bandas novas boas surgindo de diversos segmentos, não só do pesado mas do garage, indie, eletrônico. Algumas delas entraram através das seletivas para tocar no Festival.

Os Porões na Roda são os nossos encontros, debates e ciclo de palestras para abordar os caminhos da música independente, da cultura, da estruturação dos artistas, para eles poderem saber como apresentar projetos para o governo e viabilizar seus projetos através dos apoios. Gostaria de lembrar a parte social do Porão do Rock, que neste ano é gratuito. A ONG Porão do Rock vão manter ações permanentes como o Rock contra a Fome, que já doou mais de 120 toneladas de alimentos para o projeto Mesa Brasil, do Sesc. Outros projetos de ações sociais como acessibilidade, uma coisa muito importante, para dar oportunidade para pessoas que tem algum tipo de dificuldade de locomoção, para que elas tenham acesso aos eventos culturais. O festival mantém a atividade do voluntariado, uma forma de formar mão de obra para a cultura. Todos os serviços do festival são de empresas de Brasília. Somente as bandas que vem de fora trazem suas equipes”.

Foto: Renato Acha.

O Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, enfatizou a parceria com o Porão do Rock e sua importância do diálogo entre o governo e a juventude brasiliense e sua diversidade:

“Esta 14ª edição do festival já se fixou uma fisionomia para a sociedade. O governo quer trabalhar no sentido de consolidar as iniciativas que envolvem não apenas o talento, a criação , daquilo que Brasília pode oferecer ao país , mas também a economia da cultura do DF.

Nós estamos convencidos, como governo, de que vale a pena investir. Este ano o festival vai ser gratuito porque o governo está investindo, porque acredita que vale a pena investir em um evento com estas características.  Nós temos em Brasília um espaço que acolhe diferentes expressões da cultura que ocorrem em nosso país. Que aqui chega e que aqui se produz, que a cidade recebe de todas as partes do mundo.

O Porão do Rock se afirmou com competência para ser capaz de receber profissionais que vem de todos os lugares, do Brasil e do mundo. Há um outro objetivo que a nossa presença busca alcançar com este apoio, que é dialogar com a juventude do DF. Nós temos uma juventude plural, que ama a diversidade cultural que Brasília abriga e que gosta de samba e que gosta dos cantadores da Casa do Cantador da Ceilândia e que gosta de Rock. Nós temos a obrigação de acolher e estimular esta diversidade e de estumular isto, de forma que a sociedade possa receber uma oferta de bens e serviços culturais com esta característica.

A descentralização que o Porão do Rock realiza converge com a política pública de cultura do DF. Esta descentralização está presente na Orquestra Sinfônica, no  Festival de Cinema e no Porão do Rock e para nós isto é regra, pois a Secretaria de Cultura formula a cultura para o conjunto do DF, para que possa alcançar as trinta cidades. Nós estamos trabalhando para alcançar este nível local, pensando no país, pois somos afinal a capital  e dialogamos com os nossos vizinhos”.

Copacabana Club. Divulgação.

O festival tem entrada gratuita, mas atenção, pois a apresentação do ingresso é obrigatória. É possível imprimi-lo no site ou retirá-lo em um dos pontos de distribuição abaixo:

1. ABRIU PRO ROCK – GAMA SHOPPING, Loja “B”, 86/87, GAMA-DF – (61) 3484-013
2. PORÃO 666 – CSB 02 LOTE 08 LOJA 02, TAGUATINGA-SUL (FUNDOS DO ALAMEDA SHOPPING) – 3032-1303
3. CHILLI BEANS (TODAS AS LOJAS, EM QUALQUER SHOPPING DE BRASÍLIA E TAGUATINGA)
4. KINGDOM COMICS – CONIC, SDS BL Q lj 24 – Asa Sul – F.3223-7852
5. CO-MIX – CONIC, SDS ED. MIGUEL ABADIA, BLOCO L, LOJA 32 – (61) 3223-4246

Etno. Foto: Renato Acha.

Confira o line up completo:

Dia 29 de julho (sexta)

Palco Extremo

Palco Chilli Beans

Palco UniCeub

DeFalla. Foto: Egis Porto. Divulgação.

Dia 30 de julho (sábado)

Palco Extremo

Palco Chilli Beans

Palco UniCeub

Serviço: 14ª edição do Porão do Rock 2011

Data: 29 e 30 de julho de 2011

Horário: A partir das 19 horas

Local: Ginásio Nilson Nelson

Entrada Franca + 1 quilo de alimento não perecível

Imprimir Ingresso cadastrando-se no Clube PDR: www.poraodorock.com.br ou retirar nas lojas e quiosques Chilli Beans.