Debate sobre o Som no Cinema une Eduardo Nunes, Adirley Queirós e Bernardo Adeodato no CCBB.

16 de novembro.

Adirley Queirós. Divulgação.

No dia 16 de novembro, a Mostra Som: a História Que Não Vemos recebe um debate entre Eduardo Nunes e Adirley Queirós sobre o som como ferramenta artística e criativa do cinema. O debate acontece após a exibição do longa “Sudoeste”(2011), do próprio Eduardo Nunes.

Eduardo atua como editor de som, diretor de produção, roteirista e diretor. Tem em seu currículo trabalhos aclamados, como os curtas “Sopro” (1994), codirigido com Flávio Zettel, e “Terral” (1995). Também dirigiu diversos documentários para a TV e foi professor de Cinema na Universidade Estácio de Sá, Darcy Ribeiro, AIC e na Universitat de Salzburg (Austria). Sua estreia em longa foi “Sudoeste” (exibido em 28 países e com 22 prêmios) e finaliza seu segundo filme “Unicórnio”.

Adirley Queirós é cineasta. Seu primeiro e premiado curta-metragem, Rap, o canto da Ceilândia foi seu trabalho de conclusão do curso de Comunicação da UNB. Seus longas-metragens A cidade é uma só? (2011) e Branco sai, preto fica (2014) também foram premiados nos mais importantes festivais brasileiros. Em 2017, lança seu mais novo filme, Era uma vez Brasília.

A conversa será mediada por Bernardo Adeodato, curador da mostra. Bernardo é professor, técnico, editor de som, mixador e compositor de trilhas. Trabalhou em longas como: Sudoeste (2011), de Eduardo Nunes, Manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície (2016), de Walter Carvalho, Cícero Dias: O compadre de Picasso (2016), de Waldimir Carvalho e Noel o poeta da Vila e do povo (2013), de Dácio Malta. Finalizou programas de TV como PREAMAR (HBO) de Estêvão Ciavatta, Esquinas, do Canal Brasil, baseado nas matérias da revista Piauí, Estranhamente (Multishow – Urca Filmes) e Adorável Psicose (Multishow-Hungry Man). Leciona desenho de som e edição de som na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e mixagem na Pro Class no Rio de Janeiro.

Eduardo Nunes. Foto: Waldir Leite.

Serviço: Debate com Eduardo Nunes e Adirley Queirós – “Som: a História Que Não Vemos”
Data: 16 de novembro (quinta) às 19 horas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Trecho 02, Lote 22)
Entrada gratuita
Informações