Teatro do Concreto comemora 15 anos de trabalho expandindo horizontes geográficos e criativos.

24 a 26 de julho.

Teatro do Concreto
Roda de união simbólica Foto: Tatiana Reis

Um ciclo de diálogos sobre a cidade contemporânea – Entre Vistas: a cidade como livro – reunindo pesquisadores e artistas de diferentes áreas, dá início ao novo processo criativo do Teatro do Concreto, que tem como foco investigar os múltiplos textos da cidade para a criação de um novo espetáculo que estreia em 2019, com direção de Francis Wilker e dramaturgia e co-direção de João Turchi.

O diálogo com diferentes profissionais e áreas do conhecimento é um traço forte nos processos de criação da trupe brasiliense. Por isso, entre 24 e 26 de julho um arquiteto, uma multiartista, um cientista social, um escritor e uma cantora e compositora compartilham seus pontos de vista acerca dos diferentes textos presentes no espaço urbano, lançando provocações iniciais para que atores e diretores se aventurem por essas narrativas de cidade.

Teatro do Concreto
Entrepartidas Foto: Diego Bresani

Para João Turchi, “identificar e criar fricções entre discursos arquitetônicos, políticos, históricos, artísticos e cotidianos em relação a uma cidade aponta um campo fértil de invenção para a nova empreitada do Teatro do Concreto”. Além do Ciclo de Diálogos, o grupo e mais cinco artistas convidados, representantes de outros coletivos teatrais do DF, participam de uma oficina de dramaturgia contemporânea conduzida pelo próprio João Turchi que irá experimentar procedimentos de criação dramatúrgica a partir de dispositivos relacionais com diferentes espaços do DF.

Essas ações integram um grande projeto denominado Concreto Expandido, que conta com a subvenção do Fundo de Apoio à Cultura do DF para a manutenção de grupos teatrais. A atriz Micheli Santini reforça que “essa linha de financiamento do FAC foi uma conquista do movimento teatral e se mostra como fundamental no incentivo ao trabalho continuado dos grupos, sem subvenções públicas desta natureza é muito difícil a sobrevivência dos coletivos”.

Teatro do Concreto
Entrepartidas Foto: Diego Bresani

O projeto Concreto Expandido, desenvolvido em parceria com a Carvalhedo Produções, tem 03 eixos de trabalho: a catalogação de acervo do grupo que será tratado por profissionais da área de arquivologia e museologia e posteriormente disponibilizado num site com informações em três idiomas; 04 oficinas de formação continuada para os integrantes do Teatro do Concreto sempre abrindo vagas para artistas representantes de outros coletivos e a criação de um espetáculo inédito.

Para o diretor Francis Wilker, “esse projeto de manutenção fortalece aspectos presentes no DNA do Teatro do Concreto, como o diálogo com a cidade nos processos criativos, a troca com outros coletivos, a preocupação com a memória e o conhecimento gerado por uma prática efêmera como as artes da cena e a compreensão do grupo como espaço de formação continuada do artista”.

As comemorações dos 15 anos do Teatro do Concreto começaram em grande estilo, o grupo realiza pela primeira vez o esperado sonho de uma circulação pelo projeto Palco Giratório, iniciativa do SESC departamento nacional que está levando o aclamado espetáculo Entrepartidas (2010) para 12 estados do Brasil.

Entre Vistas: A cidade como livro
Ciclo de diálogos
Local: SESC 504 Sul
Horário: sempre as 19h30
Entrada gratuita
Informações: tatiana@carvalhedoproducoes.com.br

Programação
24/07/2018
A (re)invenção dos discursos
Edson Farias – doutor em Ciências Socias e coordenador do programa de pós-graduação em Sociologia da UnB
Íris Helena – artista multidisciplinar, mestra e doutoranda em Artes pela UnB, produziu exposições individuais e participou de inúmeras exposições coletivas nacionais e internacionais

25/07/2018
A fricção dos discursos
George Alex da Guia – Arquiteto e urbanista, doutor em planejamento e projeto urbano pela UnB com mais de 15 anos atuando na área de políticas públicas de desenvolvimento urbano.
Thabata Lorena – MC, nascida em Imperatriz (MA), com 13 anos de carreira, se destaca pela musicalidade criada a partir do encontro entre música popular tradicional e urbana.

26/07/2018
Roda de Conversa – Dramaturgia e espaço urbano: discursos de insurreição
João Turchi – escritor, mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP. Participou da 4a turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Integra o Grupo de Estudos Práticos em Linguagem Experimental (GEPLE) e grupo Cinza.