Janaína Miranda conduz grupo de estudos e desenvolvimento de projetos fotográficos

Início em 23 de outubro.


Encontros destinados a pessoas interessadas em elaborar, desenvolver ou desdobrar uma pesquisa que adote a fotografia como suporte e/ou pessoas cujo interesse na teoria fotográfica venha a agregar em suas atividades e práticas cotidianas. Uma vez por semana, reunião para pensar a experiência do tempo na imagem, por meio de autores, conceitos e obras. Serão discutidos tópicos que, por exemplo, abrangem a “escrita de si”, como prática meditativa empregada por monges e abordada por Michel Foucault como tarefa estética e política. O debate seguirá ao se abordar como esses conceitos convergem no pensamento de Jacques Rancière e, então, incluiremos diversas perspectivas sobre a temporalidade, com particular interesse no contemporâneo. Como artistas, escritores e escritoras têm operado e estabelecido estratégias para criar linhas destoantes, menores e disruptivas?

A primeira parte do encontro poderá assumir o formato de aula expositiva ou leitura crítica de textos, que funcionem como ativadores/catalisadores/manancial. A segunda parte terá formato de clínica, onde participantes apresentarão um recorte representativo de sua pesquisa ou esboços desenvolvidos até o momento, para discussão coletiva. Conforme as discussões caminhem e fertilizem os processos de cada participante, é esperado que cada qual seja capaz de elaborar uma resposta às questões tratadas, em conexão com suas próprias questões, por meio de um ensaio fotográfico que poderá partir de apropriação ou da própria factura de imagens. Questões técnicas que envolvam modos de materializar os trabalhos, como formatos, impressão, expografia, conservação e circulação serão abordadas.

O grupo é conduzido por Janaína Miranda, artista visual e pesquisadora que, atualmente, vive e trabalha em Brasília. Mestra em Comunicação e Cultura [2016], pela ECO/UFRJ – na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas -, com a dissertação “Por uma arte decepcionante: o menor como prática estético-política na obra de Gabriel Orozco”, orientada por Mauricio Lissovsky; Bacharela em Artes Plásticas [2011], pelo IdA/UnB, integrou o Programa Independente do MASP, sob orientação dos curadores Adriano Pedrosa e Tobi Maier. Em 2015, participou do Programa Práticas Artísticas Contemporâneas, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage [RJ], dirigido por Lisette Lagnado, e apresentou a exposição individual “Proposição para invenção de paisagens”, na Alfinete Galeria [Brasília]. Teve trabalhos selecionados para o 22o. Salão Anapolino de Arte [GO, 2016], Abre Alas 12, n’A Gentil Carioca [RJ, 2016], Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2015 – Ensaio Fotográfico [SP, 2015], 40o. Salão de Arte de Ribeirão Preto [SP, 2015] e para o Prêmio Transborda [Brasília, 2015], no qual foi premiada. Participou ainda do Ciclo de Pesquisas da Casa Tomada [SP, 2016], da 12ª Residência Artística da Red Bull Station [SP, 2016] e do Programa de Residência Artística da FAAP [SP, 2016].

Grupo de estudos e desenvolvimento de projetos fotográficos
Início: 23 de outubro
Recesso: 18 de dezembro a 21 de janeiro
Retorno: 22 de janeiro
Término: 23 de abril
Carga horária: 44 horas/aula
Encontros às terças, das 19:30 às 21:30
Grupo mínimo de 8 pessoas
Investimento mensal: R$ 380,00
Local: NAVE – ASCEB – SGAS 904 Conjunto A, Bloco H, Segundo andar, sala 201 – Brasília
Dúvidas: cursonave001@gmail.com / (61) 99246-2286 / 99269-8902