Estão abertas as inscrições para as oficinas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Os interessados em participar têm até o dia 21 de novembro para se inscrever gratuitamente no site festcinebrasilia.com.br/oficinas. Apresentadas em formato virtual, tal como todas as atividades da 54a edição do evento, as oficinas selecionadas pelos curadores Sílvio Tendler e Tânia Montoro apontam para o tema “o cinema do futuro e o futuro do cinema”, e vão da modelagem para games e animação, a atividades ligadas a roteiro e finalização.
Com 40 vagas em cada, ofertadas para público de todo o Brasil, as seis atividades programadas terão processo seletivo para definição dos participantes, realizado entre os professores e a equipe do festival. Entre os convidados estão, entre outros, Kevin MacDonald, idealizador e diretor de Life in a day (2020), Whitney (2018) e O último rei da Escócia (2006); Cavi Borges, experiente realizador carioca; Adriana Mota e Fabiano, o Silva, especialistas em modelagem para animação; o roteirista e diretor de séries Marton Olympio; e a diretora criativa em novas mídias e cofundadora da SuperUber, Liana Brazil.
Conheça todas as atividades programadas:
MODELAGEM PARA GAMES COM FELIPE F. COSTA
7 e 8 de dezembro, de 14h às 18h
O objetivo da atividade é criar um pequeno cenário 3D, a partir de técnicas utilizadas na indústria de jogos digitais e no cinema de animação. O principal conceito visual a ser abordado é o hand painting, o mesmo utilizado pelo Studio Ghibli.
Felipe F. Costa
Felipe F. Costa atua no mercado de jogos digitais desde 2009. É sócio-fundador da empresa desenvolvedora Bad Minions (www.badminions.com.br). Coordenador e professor de arte digital 3D no curso de Jogos Digitais do Centro Universitário IESB.
Observações:
1) É importante que o público já seja familiarizado com arte 3D. Usaremos os softwares Blender e Photoshop.
2) Para participar desta atividade é necessário ter familiaridade com arte 3D. Serão utilizados os softwares Blender e Photoshop.
PRODUÇÃO COLABORATIVA COM CAVI BORGES
7 a 10 dezembro, das 10h às 12h
Com experiência na produção de mais de 350 filmes, Cavi Borges aborda nesta oficina as novas formas de produção, distribuição e exibição de longas e curtas-metragens, sempre com foco em produções de baixo orçamento e alta criatividade.
Cavi Borges
Fundador da Cavideo, locadora referência dos cinéfilos cariocas, que mais tarde se tornou produtora e distribuidora de filmes independentes, Cavi Borges é diretor e produtor. Como diretor, realizou 16 longas e 43 curtas-metragens e, como produtor, trabalhou em 78 longas e 154 curtas, tendo recebido 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
MODELANDO PARA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ANIMAÇÃO COM ADRIANA MOTA E FABIANO, O SILVA
7 a 10 de dezembro, de 18h às 20h
A proposta dessa oficina é instruir os participantes com os elementos essenciais que garantem a qualidade na modelagem para animação em qualquer técnica. Por meio de explicações teóricas, exercícios práticos e análises de movimentos animados, os alunos conhecerão e aplicarão os 12 princípios clássicos da animação às suas modelagens. Atividade para iniciantes e sem pré-requisitos.
Adriana Mota
Adriana Mota é animadora especialista em stop motion e produtora independente. Bacharel em Comunicação pela Universidade de Brasília – UnB e Mestre em Animação pela University of the West of England, Bristol – UWE, já realizou quatro curtas autorais. Entre esses o vídeo “Essa Moça” (2007), vencedor do prêmio de Melhor Animação – Júri Popular – Festival Cinema com Farinha 2008. Atualmente desenvolve projetos na área de animação e produção audiovisual.
Fabiano, o Silva
Artista Visual e animador, formado em Comunicação pela Universidade de Brasília. Morou em São Paulo, onde teve a oportunidade de trabalhar e desenvolver projetos de ilustração dimensional e animação. Desde 2012 atua como freelancer em projetos de animação em stop motion e 2D, ilustração, artes visuais e afins. Atualmente compõe a equipe do Núcleo de Arte da TV Câmara e segue desenvolvendo experimentos mais focados em artes visuais onde tem encontrado terreno fértil para revisitar todos os saberes que vem acumulando até aqui.
Observação:
1) Os participantes deverão providenciar massa de modelar para a prática dos exercícios.
DESENVOLVIMENTO DE ROTEIRO COM MARTON OLYMPIO
7 a 10 de dezembro, de 18h às 20h
A oficina desenvolvida por Marton Olympio tem o desafio de tornar o teórico algo prático. Trazendo à turma os desafios práticos de criação, execução e elaboração de escrita, a atividade é composta por quatro encontros: 1) de onde vêm as histórias?; 2) A cena como construção do todo imagético; 3) Misencene; e 4) Roteiros clássicos e seu impacto no cinema.
Marton Olympio
Marton Olympio é diretor e roteirista. Começou sua carreira em 2010, com 26 programas escritos e dirigidos por ele para a série Musas, no Canal Brasil. Roteirista das duas temporadas do seriado Natália, da TV Brasil, indicada à melhor série no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi um dos autores do seriado As Canalhas – eleito melhor programa de TV segundo a Revista Veja e finalista do Prêmio Contigo de TV. Realizou também o seriado Santo Forte, para o GNT – ganhador do Prêmio Telas de melhor série de ficção. Para a Moonshot/AXN escreveu a série Jungle Pilot (Giros/Universal) e foi redator final do seriado Prata da Casa (Fox) finalista do Prémio Fénix, no México.
FINALIZAÇÃO COM JOÃO PAULO REIS SANTOS
7 a 10 de dezembro, de 11h às 13h
A atividade provoca o pensamento crítico dos participantes no que diz respeito aos processos de pós-produção do audiovisual, estimulando a pensá-los ainda na fase de pré-produção. João Paulo Reis trabalha com exemplos práticos ao longo da oficina, estimulando o uso de softwares para monitoramento e desenvolvimento de um bom processo de pós-produção.
João Paulo Reis
João Paulo Reis é coordenador de pós-produção há mais de 10 anos. Atua na Link Digital, empresa de pós-produção com mais de duas décadas de atividade. Trabalhou com trilhas sonoras, como editor, com finalização, conformação e VFX (utilizando os softwares da Autodesk Smoke/Fire) e se tornou coordenador de pós. Atualmente, além de coordenar os trabalhos de pós e dar apoio técnico ao atendimento, também opera os equipamentos para editar, finalizar, fazer VFX simples e correção de cor (color grading). Ministrou aulas de pós-produção para fotógrafos no Curso FilmWorks, da Academia Internacional de Cinema – RJ. Trabalhou na finalização de longas, curtas e séries para TV e publicidade. É professor de pós-produção desde 2015 na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, nos cursos de Direção e Montagem.
WEBDOC COM KEVIN MACDONALD E LIANA BRAZIL
7 dezembro, de 17h às 19h, com Kevin MacDonald 8 de dezembro, de 17h às 20h, com Liana Brazil
10 de dezembro, de 16h às 19h, com Liana Brazil
As novas linguagens de síntese, as novas ferramentas de construção e a diversidade dos espaços de difusão. A multiplicidade de exemplos. O ponto de vista dos criadores e os desafios dos executores. Olhares do público – existem retornos cadastrados? A atividade explora os contextos de produção e desenvolvimento de obras documentais para a web.
Kevin MacDonald
Kevin MacDonald é idealizador e diretor de Life in a day, webdoc que congrega cineastas em dezenas de países, filmando no mesmo dia diferentes realidades. Realizador também de O último rei da Escócia (2006) e de diversos documentários, entre eles Whitney (2018), Marley (2012) e Touching the void (2003).
Liana Brazil
Liana Brazil é diretora criativa em novas mídias e cofundadora da SuperUber, empresa que integra design, arquitetura e tecnologia. Liana fará a condução da oficina, que contará com alguns convidados para a apresentação de trabalhos.
Inscrições nas oficinas formativas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Inscrições: Até 21 de novembro
Data de realização das oficinas: De 7 a 10 de dezembro
Inscrições em: https://festcinebrasilia.com.br/oficinas/